Bem vindo a Plataforma Neurolab Cegos

O NEUROLAB CEGOS tem como missão a AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA DE CRIANÇAS DEFICIENTE VISUAIS, entre 7 e 12 anos de idade (alunos do IBC). Tais avaliações estão voltadas para a produção de pesquisas sobre os PROCESSOS CORTICAIS SIMULTÂNEOS E SUCESSIVOS, IMAGÉTICO-MOTORES E VERBAIS através de testes neuropsicológicos formais.

Tal projeto de trabalho e de pesquisa busca além do benefício direto sobre a avaliação pedagógica dos alunos do IBC, a melhoria da qualidade do processo ensino-aprendizagem de crianças deficientes visuais. Para isto, pretendemos organizar estratégias de avaliação neuropsicológicas comparadas a investigações neurofisiológicas, neuromorfológicas e neurofucionais com o intuito de promover conhecimentos acerca do estilo cognitivo próprio do canal informacional básico dos deficientes visuais: o áudio-fonético. Estes servirão de suporte material para a elaboração de estratégias pedagógicas específicas, isto é, para a estruturação de matrizes ou mapas mentais que sirvam de modelos para o desenvolvimento de programas de intervenção baseados no uso de processos cognitivos simultâneos e/ou sucessivos (imagético-motores ou verbais) voltados para a aprendizagem de regras generativas que promovem a construção de objetos de conhecimento diversos.  Está aqui prevista a inclusão de qualquer área de ensino.

A deficiência visual na criança pode vir associada à outras patologias clínicas, neurológicas ou psiquiátricas. A prevalência destes e outros transtornos, também será estudada.

Apresentações

Projetos

Pindorama